Como sua criança usa a Internet?

Participe da nossa enquete:http://goo.gl/forms/WqIjCNMNee. Os resultados desta pesquisa serão disponibilizados imediatamente e debatidos durante o Painel de Promoção à Língua Portuguesa no Exterior do Focus Brasil 2014 na Embaixada do Brasil em Londres.

Se você tiver mais de uma criança, pode responder uma vez para cada criança.

Contribuição do BrEACC à Cultura Brasileira no Exterior reconhecida pelo Press Awards UK 2014

BrEACC vencedor do Press Awards UK 2014

BrEACC vencedor do Press Awards UK 2014

O BrEACC foi mais uma vez homenageado pela sua importante contribuição à cultura brasileira no exterior. A premiação ocorreu nas categorias de Contribuição à Cultura Brasileira no Reino Unido e Eventos Comunitários. Esse reconhecimento foi feito por líderes da mídia da cultura brasileira no Reino Unido como parte do Press Awards UK 2014.

Carla Silveira, Diretora Geral do Breacc disse,

“essa premiação é um reconhecimento bem-vindo aos esforços que nós pais do Breacc fazemos para manter o vínculo com a cultura e língua portuguesa que são tão importantes para nós e nossas crianças”.

A entrega da premiação acontecerá na sexta-feira dia 28 de novembro na Embaixada Brasileira em Londres, durante a cerimônia do Press Awards UK 2014.

Graciano Soares, Presidente do Breacc disse que

“quando as primeiras mães se juntaram nos parques de Londres para falar em português para que suas crianças pudessem manter um vínculo com a nossa língua e cultura elas jamais imaginariam que elas estavam criando a instituição brasileira de ensino e promoção da cultura brasileira em Londres de maior sucesso. Hoje, é graças ao apoio e participação de nossos pais e voluntários que nos tornamos líderes na promoção da língua portuguesa e no apoio à cultura brasileira no Reino Unido.”

Registre-se para participar da cerimônia do Press Awards UK 2014.

Programação do Focus Brasil UK 2014

Focus Brasil Reino Unido, um apoio Breacc

Focus Brasil Reino Unido, um apoio Breacc

 

A quarta edição anual do seminário Focus Brasil-Reino Unido acontece de 26 a 29 de novembro em Londres, colocando mais uma vez em destaque os mais variados aspectos e temas ligados à comunidade brasileira e a promoção da nossa cultura no Reino Unido.

Entre as muitas novidades deste ano está a inédita realização da ExpoArt Brasil-UK, que reunirá em Londres artistas plásticos brasileiros de várias partes do mundo, ao lado de artistas brasileiros que atuam na cena de artes de Londres com trabalhos em técnicas diversas. A mostra será aberta com um coquetel e uma conferência de imprensa aberta ao público, dia 26 de novembro, no Galeria da Embaixada do Brasil em Londres.
Na quinta-feira, dia 27 de novembro, das 18:00 às 21:00, no Auditório da Embaixada do Brasil em Londres, será realizadoa a mostra VIDEO FEST, com vídeos inéditos em Londres, de realizadores brasileiros radicados fora do Brasil.
No dia 28 de novembro, no mesmo local e horário, será realizada a quarta edição da premiação anual do Brazilian International Press Awards. Saiba mais sobre a premiação visitando o site www.pressaward.com
Os eventos que concluem o Focus Brasil Reino Unido 2014 serão realizados das 10:00às 13:00 da tarde no sábado, dia 29 de novembro. Na Galeria da Embaixada, artistas que integram a ExpoArt Brasil Reino Unido desenvolverão um Workshop de Artes Visuais e temáticas brasileiras com criancás brasileiras residentes em Londres.
Paralelamente, no Auditório da Embaixada, será realizado o Painel de Promoção da Língua Portuguesa, integrando educadores e pais de alunos, além de imprensa e pessoas que militam ans mais diferentes iniciativas ligadas à educação e ao nosso idioma no Reino Unido.
Para maiores informações, entre em contato com a produção UK do evento – Kátia Fonseca– pelo telefone (44) 79-8869-0214 ou pelo e-mail katia_capovilla@yahoo.com.br
A quarta edição anual do FOCUS BRASIL -REINO UNIDO é uma realização da Fundação Focus Brasil com apoio da Embaixada do Brasil em Londres, Consulado-Geral do Brasil em londres e TV Globo Internacional. Tem também apoio de Jade Matarazzo Art Studio, BREACC, Casa do Brasil em Londres, ABRIR e Universidade Queen Mary of London.

Programação

Todos os eventos são entrada gratuita, bastando se cadastar no link www.focusbrasil.org/registro
Dia 26 (quarta) 18:00 / 21:00
• Cocktail e Conferência de Imprensa aberta ao Público da EXPOART BRASIL REINO UNIDO 2014
Dia 27 (quinta) 18:00 / 21:00
• VIDEO FEST UK 2014 – Mostra de vídeos de realizadores brasileiros residentes no exterior – Abertura: Professora e Pesquisadora Else R. P. Vieira
Dia 28 (sexta) 19:00 / 22:00
• Cerimônia de Premiação da IV Edição Anual do Brazilian International PRESS AWARDS REINO UNIDO 2014
Dia 29 (sábado) 10:00 / 13:00
• Workshop de Artes Visuais para Crianças e Jovens, com participação de artistas integrantes da EXPOART BRASIL REINO UNIDO 2014
• Painel Promoção da Língua Portuguesa para pais e educadores.

Worksop de Artes para Crianças durante o Focus Brasil UK 2014

workshopdeartenofocusbrasil2014

Dia 29 de Novembro, na Embaixada do Brasil em Londres, simultâneamente à realização do Painel de Promoção da Língua Portuguesa, que encerrará a 4a. edição anual do Focus Brasil Reino Unido 2014, será realizado, paralelamente, o Workshop de Arte com crianças brasileiras de UK.

Das 10 manhã à 1 da tarde, as crianças que comparecerem ao evento serão divididas em grupos de atividades, cada grupo coordenado por um dos artistas convidados da EXPO ART BRASIL UK 2011, evento que também faz parte do Focus Brasil UK.

Durante as duas primeiras horas do Painel, essas crianças estarão criando enfeites de Natal usando materiais diversos e o componente mais importante: sua criatividade estimulada pelos nossos queridos artistas que estão muito entusiasmados com esse projeto.

Esta Árvore de Natal das Crianças Brasileiras de UK terá como tema a FRATERNIDADE E DIVERSIDADE UNIVERSAL e, concluída, será presenteada pelas crianças à Embaixada do Brasil em Londres.

Todas as crianças participantes irão receber uma Medalha da Fraternidade & Diversidade, como recordação desse belo momento.

Os artistas até este momento confirmados são Dircinéia Marchi, Ivonete Leite, Toddy Holland, Jade Matarazzo, Antônio Lima, Rose Lobo e Regina Mester.

A participação é livre e gratuita, mas é necessário fazer o registro no site oficial www.focusbrasil.org, clicando em REGISTRO e lá, fazendo as opções Londres e Workshop.

Maiores informações: katia_capovilla@yahoo.com ou pelo telefone 44-79-8869-0214.

O Focus Brasil Reino Unido está de volta

Focus Brasil Reino Unido, um apoio Breacc

Focus Brasil Reino Unido, um apoio Breacc

Como sempre é o seu voto que determina os ganhadores do Press Award UK 2014. Mais de 10 mil votos computados. Vote agora pois só falta o seu.

focusbrasilvote

Estamos de volta

… e baseado no que algumas de nossas crianças fizeram nas férias, o verão 2014 foi ótimo para muitos.

Eis algumas imagens que elas desenharam. Você consegue adivinhar o que elas fizeram?

Arraiá do Breacc 2014

Arraiá do Breacc 2014

Mães do Breacc tomam Chá com Sadia no Kew Gardens

Carla Silveira, Diretora Geral

Rosa Pratelli, Mãe e Voluntária

Show de Talentos marca a Páscoa 2014 do Breacc

A Festa da Páscoa do Breacc de 2014, realizada no último dia 5 de abril, foi marcada pelas apresentações de grupos e individuais dos alunos do Cante e Brinque, Grupo Pantanal, Grupo Amazônia e o Grupo Cerrado. Mais uma vez, as crianças, pais e professores do Breacc estão de parabéns. Vejam os melhores momentos da Páscoa 2014.

O Comitê do Breacc deseja a todos os pais, alunos e professores uma Feliz Páscoa. Retomaremos nossas aulas no dia 26 de abril.

Carnaval 2014 do Breacc

Unidos do Breacc

Unidos do Breacc


O Carnaval do Breacc 2014 enfatizou a alegria da Portela dentro do nosso tema pedagógico Reciclando o Futuro. Um show de participação de pais, crianças e professores do Breacc.

Obrigado a todos os pais, crianças e voluntários do Breacc por mais um Carnaval de sucesso!

Escola nova!

Anunciamos que o nosso endereço permanente mudou para

St Mary’s Junior School
Richmond Road
TW1 3BA

Para nos visitar, escolha um Open Day.

O Comitê

Estamos de volta

Mascarados
O BrEACC – Brazilian Educational and Cultural Centre – é uma organização sem fins lucrativos que tem por objetivo promover e disseminar a língua e cultura brasileiras no Reino Unido, a fim de que suas crianças possam apreciar as diversas manifestações literárias, artísticas e culturais do Brasil e desenvolver sua própria identidade.

O Breacc foi fundado em 1997 por pais brasileiros residentes em Londres que sentiram a necessidade de darem a seus filhos a oportunidade de aprenderem a sua língua, bem como se sociabilizarem com outras crianças falantes do português brasileiro e assimilar nossa cultura através de  brincadeiras, músicas e eventos.

Nossos objetivos:

  • Contribuir para o avanço da vertente brasileira do português no exterior
  • Propagar a cultura brasileira fora do Brasil
  • Prover programas eduacionais para famílias brasileiras e simpatizantes da nossa cultura através do ensino da vertente brasileira do português
  • Promover e apoiar eventos culturais que enobreçam a imagem do Brasil no exterior.

As aulas são ministradas dentro do calendário letivo inglês aos Sábados das 10:30 às 12.30.


 

Proposta pedagógica

A função primária do BrEACC é criar e manter um vínculo cultural e linguístico entre crianças e adultos falantes da língua portuguesa residentes na Inglaterra com a língua e cultura brasileiras.

Há quatro estágios distintos de aprendizagem. Cada estágio oferece aos alunos oportunidades de desenvolver habilidades sociais, motoras, e linguísticas de formas variadas.

O Cante e Brinque, que trabalha com crianças a partir de 2 a 5 anos, se propõe a ensinar cantigas e brincadeiras tradicionais do folclore brasileiro. O ensino se desenvolve de maneira lúdica, sem enfoque ortográfico, haja vista que a alfabetização é um fenômeno único e as crianças já estão sendo ou serão alfabetizadas no ensino básico britânico.

O Grupo Pantanal – de 5 e meio a 8 anos – se propõe a desenvolver a habilidade de comunicação oral das crianças. Isso é alcançado através de atividades comunicativas relevantes ao seu dia-a-dia. Algumas crianças já podem apresentar habilidades avançadas de escrita neste nível, o que é obviamente estimulado. Entretanto, aqui o aspecto oral é o enfoque principal.

O Grupo Amazônia – de 8 e meio a 11 anos – se propõe a expandir a habilidade de comunicação oral das crianças e introduzir aspectos da expressão escrita.

O Grupo Cerrado – a partir de 11 anos – se utiliza de atividades pedagógicas para consolidar habilidades, gramaticais, literárias, lúdicas e numéricas baseadas nas necessidades das crianças. Este grupo objetiva a desenvolver a habilidade das crianças ao nível do GCSE em português.

Grupo

Idade aproximada

Enfoque

Cante e Brinque 2 a 5 anos Se propõe a ensinar cantigas e brincadeiras tradicionais do folclore brasileiro. O ensino se desenvolve de maneira lúdica, sem enfoque ortográfico.
Grupo Pantanal 5 e meio a 8 O desenvolvimento da habilidade de comunicação oral das crianças é alcançado através de atividades comunicativas relevantes ao seu dia-a-dia. Apesar do incentivo à escrita, aqui o aspecto oral é o enfoque principal.
Grupo Amazônia 8 e meio a 11 Se propõe a espandir a habilidade de comunicação oral das crianças e introduzir aspectos da expressão escrita.
Grupo Cerrado 11 em diante Se utiliza de atividades pedagógicas para consolidar habilidades, gramaticais, literárias, lúdicas e numéricas baseadas nas necessidades das crianças. Este grupo objetiva a desenvolver a habilidade das crianças ao nível do GCSE em português.

Feliz Natal

Feliz Natal

15 de Outubro, Dia das Professoras

Professor, onde quer que esteja, lembre-se que estimamos a sua contribuição para um mundo melhor.

professores e auxiliaresJuramento do educador
“Prometo, no exercício de minha profissão, enfrentar os desafios que a educação me propõe, dentro e fora da escola, com criatividade, perseverança e competência, buscando novos caminhos para o processo educacional. Prometo trabalhar por uma educação para a responsabilidade social, ética e política, participando profissionalmente da construção do homem íntegro, da humanidade e da pátria.”

Feliz Dia das Crianças, 12 de outubro

O Breacc homenageia as crianças com um dia de estorinhas, brincadeiras, marionete e teatro dos professores.

O Casamento da Dona Baratinha
Marionete preparada pelos professores e auxiliares voluntários do Breacc especialmente para o Dia das Crianças

Ensaio Aberto
Professores e auxiliares do Breacc improvisam no palco do Breacc

Katia Fonseca – a ‘alma’ do Focus Brasil 2013

Katia Fonseca, professora do Cante e Brinque e organisadora do Focus Brasil UK com crianças premiadas do Breacc

Katia Fonseca, professora do Cante e Brinque e organisadora do Focus Brasil UK com crianças premiadas do Breacc

O Breacc fez uma cerimônia para homenagear Katia Fonseca, professora do Cante e Brinque, no seu trabalho de elaboração do Focus Brasil 2013. O evento, que vem sendo realizado há três anos em Londres, foi mais um grande sucesso, com painéis lotados e uma espetacular noite de premiação do Press Award 2013.  

Carlos Borges, idealizador do Focus Brasil também enviou sua mensage especial:

Breacc no Focus-Brasil 2013


Pelo terceiro ano consecutivo, o Breacc estará apoiando os seminários do Focus-Brasil Reino Unido, bem como a noite do Press Awards 2013. Os eventos acontecerão de 18 a 21 de setembro na sede da Embaixada do Brasil em Londres.

Breacc - vencedor do Press Award 2011

O Focus-Brasil Reino Unido 2013 tem apoio de várias associações educacionais e estabelecimentos comerciais com linques brasileiros no Reino Unido. Ganhador da primeira edição do Press Awards 2011 na Europa, o Breacc continua apoiando este evento de grande importância para a comunidade brasileira na Europa.

Katia Fonseca, nossa professora do Cante e Brinque, representante do Focus-Brasil na Europa, diz que “o encontro trará sob um mesmo teto representantes brasileiros da arte, mídia, comércio, cinema e educação fora do Brasil”. Talvez a contribuição maior do Breacc será o Painel de Educação, facilitado por Graciano de Santana Soares, que enfocará hábitos familiares de brasileiros no exterior que ajudam ou dificultam o aprendizado do português como língua de herança.

O Painel de Educação e Promoção da Língua Portuguesa no Reino Unido ocorrerá sábado, dia 21 de setembro, das 10 às 13 da tarde. “Uma parte importante do painel será a entrega dos prêmios aos vencedores do concurso estudantil de fotografia, desenho e monografia, cujo tema este ano é a Copa do Mundo.

O evento é gratuito e o Breacc convida todos os seus membros, inclusive as crianças, a participarem. Neste dia, não haverá aula no centro, haja vista que se espera a participação de todos no painel.

Enquanto os pais participam do painel, as crianças assistirão a uma contação de estória pela escritora Nara Vidal e participarão de uma oficina de poesia com o poeta Vinicius Gubert Daniel.

Veja abaixo a programação completa do painel de educação.

Painel de Educação e Promoção da Língua Portuguesa no Reino Unido
________________________________________________________________
10:00 / 10:20 – Exibição do Documentário “O Ensino do Português ganha força” – Produzido pelo Portal Brasil (Estados Unidos) e dirigido por Neuza Martinez e Carlos Wesley, este documentário mostra a crescente importância do ensino da língua portuguesa no Sul da Flórida, onde residem uma das maiores populações brasileiras no exterior.

10:20 / 12:00 – Painel de Ensino de Português
Mediador: Graciano de Santana Soares
Ana Souza – Abrir
Silvia Fermo – Clube dos Brasileirinhos
Elilia Reis – Escola Meu Pequeno Jesus
Marilda Frando – Breacc

Workshop – Hábitos linguísticos de familiares brasileiros no exterior – Quais os hábitos que facilitam ou dificultam o aprendizado do português como língua de herança?

12:00 / 12:30 – Mesa de Debates – Painel formados por pais e professores enfocando as dificuldades e dicas para lidar com o ensino e aprendizado do português como língua de herança

12:30 / 13:00
Premiação dos Concursos Infantis FOCUS BRASIL UK 2013

O site do Focus-Brasil 2013, dá maiores detalhes sobre toda a programação, inclusive o Press Awards, que acontece na noite do dia 21 de setembro.

Alunos do Grupo Cerrado fazem GCSE

A professora Rita e alguns de seus alunos que já  fizeram o GCSE

A professora Rita e alguns de seus alunos que já fizeram o GCSE


Trabalhando com o objetivo de elevar o nível de conhecimento da língua portuguesa e cultura brasileira, o Grupo Cerrado e suas crianças concluíram mais um ano de sucesso com a professora Rita Dorneles rumo ao GCSE.

Este ano Anthony Corless, Jade Pearson e Natalia Vaz juntaram-se a João Felipe Martignago, do Grupo Cerrado, como o primeiro grupo de alunos a se prepararem para os exames no BrEACC. Estamos esperando o resultado que sairá em agosto. Devido ao nível e dedicação desses alunos, estamos certo de que o resultado será positivo!

Festa Junina 2013 – Obrigado!

Obrigado a todos que ajudaram a fazer a festa deste ano mais outro sucesso. Vejam nossas fotos da festa no nosso Breaccbook!

cartaz-festa-junina-2013

Breacc no Kew

kew-gardens-edible-plants-210x123Como parte das atividades extra-curriculres do Breacc nossos pais e crianças estarão indo ao Kew Gardens, no dia 23 de março de 2013, cortesia do Breacc e do Kew Gardens, para visitarem as plantas tropicais encontradas na amazônia e participarem to projeto Edible Plants (Plantas Comestíveis). O projeto ajudará o grupo a falar sobre algumas das suas plantas favoritas usadas no dia-a-dia, enfatizando como elas são utilizadas na culinária brasileira, como os mesmos ingredientes podem ser utilizados em vários pratos e receitas diferentes, e como a comida pode evocar memórias de lugares e pessoas.

Devido à nossa visita ao Kew Gardens no próximo sábado, o Breacc estará fechado. Retomaremos nossas atividades no dia 20 de abril. Aproveitamos para desejar a todos uma ótima Páscoa.